SAIBA NOSSAS NOTÍCIAS

Soja se desenvolve bem nas áreas de renovação de cana em SP

Soja se desenvolve bem nas áreas de renovação de cana em SP

Enquanto o clima seco castiga as regiões produtoras de soja atendidas pela Cocamar do Paraná, que chegam num momento crítico para a definição da produtividade, as famílias de cooperados que participam do programa de renovação sustentável de cana-de-açúcar na região oeste paulista, conduzido pela cooperativa em parceria com usinas, torcem para que continue chovendo por lá.

Aumentou - De acordo com o gerente de negócios Marco Antônio de Paula, que coordena o programa, são cerca de 30 mil hectares de áreas de canaviais destinadas à renovação com soja, 20% a mais em comparação aos 25 mil hectares do ciclo anterior (2020/21).

Como funciona - A cooperativa arrenda as terras junto às usinas e as distribui para mais de uma centena de famílias de cooperados do Paraná e de São Paulo, fornece os insumos, presta orientação técnica e recebe a produção em suas unidades de Iepê, Cruzália e Mirante do Paranapanema (esta última a ser inaugurada em janeiro), em terras paulistas.

Normal - Em grande parte das áreas as lavouras apresentam desenvolvimento praticamente normal, segundo de Paula, lembrando que, embora pontuais e mal distribuídas, chuvas têm ocorrido em quantidades razoáveis.

Extremo oeste - As regiões mais problemáticas se encontram no extremo oeste, próximas à divisa com o Mato Grosso do Sul, onde a estiagem e as altas temperaturas vêm prejudicando a cultura. Em alguns municípios, há produtores que ainda nem conseguiram semear.

Expectativa - O cooperado Luiz Alberto Palaro e o filho dele, Germano, moradores em Floresta, perto de Maringá, cultivam 290 hectares no estado de São Paulo e, segundo Luiz Alberto, a expectativa de produção em grande parte das terras é boa, ao menos por ora, diferente do que vem acontecendo nas lavouras no Paraná. Além de Floresta, eles cultivam em Tuneiras do Oeste, no noroeste paranaense. "A soja está derretendo por aqui", lamenta.

Animado - Também da região de Maringá, onde sua família possui propriedade em Doutor Camargo, Tiago Pedrilho disse estar animado com o desenvolvimento da soja nas áreas que cultiva no programa em São Paulo. São 702 hectares no município de Taciba e as lavouras já começam a formar vagens. "Está bonito,  não tem faltado chuva", comentou Tiago, que na quinta-feira (23) visitava a região. Na quarta-feira (22) choveu 20 milímetros e há uns 10 dias o volume de chuvas foi de 100 milímetros. "A umidade vai durar bastante, estamos confiantes numa boa safra", completou.

Mais tarde - "Muitos produtores que enfrentam dificuldades neste ano com o clima no Paraná, estão esperançosos de conseguirem uma boa colheita nas áreas de renovação", observa de Paula, explicando que no vizinho estado o plantio foi feito um pouco mais tarde, o que ainda mantém o potencial produtivo das lavouras. 

 

Voltar
Próxima notícia