SAIBA NOSSAS NOTÍCIAS

Saiba quem são os Campeões de Produtividade Safra 2020/21

Saiba quem são os Campeões de Produtividade Safra 2020/21

Saiba quem são os Campeões de Produtividade Safra 2020/21

​O cooperado Marciel Pedralli, de Ourizona, município da região de Maringá (PR), sagrou-se campeão geral do 10º Concurso Cocamar de Superprodutividade de Soja, safra 2020/21. Ele obteve a média de 97 sacas por hectare (235 na equivalência em alqueire). Os ganhadores (1º e 2º lugares na categoria Geral e 1º em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta-ILPF) foram conhecidos no domingo pela manhã durante a apresentação do programa de televisão aberta RIC Rural, da Rede Independência de Comunicação, afiliada Record, apresentado pelos jornalistas Sérgio Mendes e Rose Machado. 

 

As melhores tecnologias - Há quatro anos na sucessão do pai Ayres Pedralli, Marciel contou com a orientação técnica do engenheiro agrônomo José Eduardo Marcon, da cooperativa, que presta seus serviços em um grupo de cooperados interessados em aplicar as melhores tecnologias do mercado.

 

Investimentos corretos - Marciel agradeceu ao pai por confiar a ele a condução da propriedade e também ao trabalho da cooperativa: "a presença do profissional, acompanhando as lavouras e fazendo suas recomendações, foi fundamental para esse resultado", afirmou. "É uma conquista difícil, pois muitos cooperados participam", disse, mencionando ter feito os investimentos corretos, sobretudo em manejo do solo e escolha de variedades altamente produtivas.

 

Tudo bem feito - A segunda colocação ficou com o casal Tiezo e Keiko Suguiura, de Apucarana (PR), com a média de 94,6 sacas por hectare (229/alqueire). Foi a segunda vez que os dois subiram ao pódio - na edição anterior (2019/20) obtiveram o primeiro lugar. Com a orientação do engenheiro agrônomo Gustavo Emori, dona Keiko comentou que além do apoio técnico oferecido pela cooperativa, eles fazem um planejamento com bastante antecedência, selecionando os melhores produtos. "Gostamos de fazer tudo muito bem feito, com capricho", comentou a produtora.

 

Tricampeão - Na categoria ILPF, o campeão foi o cooperado César Luis Vellini, de Jardim Olinda (PR), com a média de 77 sacas por hectare (187/alqueire). É a terceira vez que o produtor garante a primeira colocação, tendo sido assistido na safra 2020/21 pelo engenheiro agrônomo Alysson Galbiate, da unidade da cooperativa em Paranacity. Novilhos precoces - Adepto da ILPF há mais de 20 anos, Vellini é também produtor de novilhos precoces da raça angus e participa do programa de produção de carne precoce da Cocamar. O cultivo de capim braquiária após a colheita de soja foi destacada pelo produtor. Além de ter palhada para proteger o solo durante o plantio direto da soja, a braquiária serve de pastagem para o gado no inverno. "Eu não saberia mais trabalhar sem a braquiária", completou.

 

Prêmios - Os ganhadores e os respectivos técnicos receberam troféus e também, como prêmio, o direito de participar de uma viagem à região produtora de grãos dos Estados Unidos em 2022.

 

Sustentabilidade - A entrega dos troféus foi feita pelo superintendente de Relação com o Cooperado, Leandro Cezar Teixeira que, ao comentar sobre a premiação, salientou que a agricultura conduzida com nível tecnológico adequado contribui, além da produtividade, para que a atividade seja mais sustentável.

 

Apoio aos cooperados - No início, ao fazer sua saudação, o presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, ressaltou trabalhos desenvolvidos pela cooperativa para apoiar os cooperados, enumerando o manejo adequado do solo, o incentivo ao consórcio milho x braquiária no inverno, a renovação de áreas de canaviais com soja no estado de São Paulo - que gerou oportunidades para mais de 100 famílias de cooperados na última safra -, e a ILPF como a melhor alternativa para regiões de solos arenosos.

 

Dispersão - Lourenço destacou as 187 sacas por alqueire produzidas pelo campeão da categoria ILPF para exaltar a revolução econômica que pode ser promovida por essa prática na região noroeste paranaense, por exemplo, onde predominam pastos degradados. Finalizando, falou também sobre a grande dispersão de produtividade que há entre produtores de todas as regiões, recomendando, para reverter esse cenário, o uso das melhores tecnologias.

 

 

 

 

Voltar
Próxima notícia