SAIBA NOSSAS NOTÍCIAS

Mapa estabelece dia 13/9 para início da semeadura de soja

Mapa estabelece dia 13/9 para início da semeadura de soja

A portaria de número 389 do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), publicada nesta quinta-feira (2/9) no Diário Oficial da União, estabelece o calendário para a semeadura de soja – Safra 2021/22 – em todas as regiões do país.

 

Para o estado do Paraná, segundo maior produtor nacional da oleaginosa, a operação está autorizada a começar no dia 13 deste mês e não poderá exceder a 31 de janeiro. A data coincide com as dos demais estados do Sul, enquanto que em terras paulistas, a exemplo do Mato Grosso do Sul, os produtores só podem começar a semear no dia 16/9, com prazo de no máximo até 3 de fevereiro para a implantação das lavouras.

 

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que divulgou levantamento em 26/8, a previsão para a safra de grãos brasileira 2021/22 é de um novo recorde e a soja deve ter um avanço de 3,9% na produção em comparação à safra anterior (2020/21). A estatal indicou que a safra de soja poderá chegar a 141,26 milhões de toneladas, puxada pela expectativa de um aumento de 3,6% na área plantada em razão de preços atrativos e expectativas positivas de rentabilidade.

 

A área de cultivo da oleaginosa tende a alcançar 39,91 milhões de hectares na nova temporada, segundo a Conab, citando também o câmbio atrativo neste momento, com o real desvalorizado frente ao dólar e estimativas de aumento nas exportações e no esmagamento no ano que vem.

Voltar
Próxima notícia